INTRODUÇÃO
A definição de Meditação é o Ato ou Efeito de Meditar; Reflexão, que
significam “Pensar Maduramente”, “Refletir Muito” sobre um determinado assunto. Significa ainda, “Considerar”, “Estudar”, “Ponderar”, “Combinar”, “Intentar”
e “Projetar”.
A Verdade pode
ser definida como sendo “Aquilo que é ou existe sem qualquer tipo de Ilusão”,
é a “Conformidade
das coisas com o conceito que a mente forma delas”, é a “Concepção clara de
uma realidade”, é a “Exatidão”, “Sinceridade”, “Boa-Fé”, “Juízo ou proposição
que não se pode negar racionalmente”.
MEDITAÇÃO DA VERDADE
Desde há muito, a grande massa
dos homens, objetiva que os deixem viver suas satisfações materiais;
desconsideram a Filosofia Iniciática, fato que não entendem e acham supérfluo
ou inútil.
Existem,
porém, criaturas obcecadas por estes mistérios. Preocupadas com o enigma das
coisas, buscam sua compreensão e, pelo incessante trabalho mental, buscam
conhecer a existência dos mundos e dos seres, interrogando ansiosamente a
Natureza para arrancar-lhe seus segredos.
Meditam sobre
eles incessantemente e só se satisfazem quando surge alguma idéia, capaz de
explicar racionalmente tudo quanto, até então, observaram.
Destes esforços,
surgiram os sistemas filosóficos e religiosos que tidos e propagados como
doutrinas verdadeiras, procuram corresponder às necessidades do saber, naturais
no homem.
Mesmo sinceros,
estes sistemas são errôneos porque se originam de convicções e concepções
humanas, falíveis portanto, como tudo o que é humano.
Para sua
formulação correta, seria necessária a posse da Verdade, o que ninguém ainda
conseguiu.
Assim, persiste
o mistério, apesar dos árduos esforços com que os homens tentam penetrá-lo. Seu
domínio se alarga e recua cada vez mais, à proporção que a humanidade avança no
caminho da ciência e à medida que os investigadores se aproximam para
desvendá-la.
O sábio, o
pensador, o verdadeiro iniciado, humilha-se sempre diante de uma verdade que
ele reconhece superior à sua compreensão.
Tem ele, porém,
o estrito dever de socorrer todos os que julgar iniciáveis, dos que sendo
independentes, se revoltam contra a tirania e a arbitrariedade dos sistemas em
uso.
Estes sim,
merecem que se lhes ensine a procurar o Verdadeiro, sem preocupação nem
esperança de triunfo, só alcançado pelo repouso de uma inteligência satisfeita.
Nunca
saberemos, eis a Verdade !!!
Entretanto,
queremos saber, buscamos avidamente adivinhar o Eterno Enigma, acreditando ser
este o nosso mais nobre e mais elevado destino.
A Verdade,
este mistério inatingível que nos atrai com uma força irresistível, é muito
vasta, muito vivaz, muito livre e sutil para se deixar prender, imobilizar e
petrificar na rigidez de um sistema, qualquer que seja ele.
Os artifícios
e as roupagens com que a revestem para que a conheçamos, só servem para
deturpá-la, tornando-a quase sempre irreconhecível, por isso que tudo que se
procura objetivar com o auxílio de subterfúgios será sempre ilusório, apagada
imagem da grande Verdade, que o iniciado busca em vão contemplar face a face.
Para isso é que
ele recebe a Iniciação, que o ensina, primeiro a esquecer tudo aquilo que não
lhe é próprio e, em seguida, concentrar-se, descendo ao âmago dos próprios
pensamentos, a fim de se aproximar da fonte pura da Verdade, instruindo-se
assim, não pelas sábias lições dos Mestres, mas pelo exercício da Meditação.
Assim
procedendo, não conseguirá, naturalmente, aprender tudo o que ensinam os livros
e as escolas; mas para que sobrecarregarmos a memória, se nos enganarmos com o
caráter ilusório do que nos parece verdadeiro? O simplesmente ignorante está
mais próximo da verdade, que o fato que se jacta de uma ciência enciclopédica
apoiada unicamente em falsas noções.
“Em matéria
de saber, a qualidade supera a quantidade. Saiba pouco, mas esse pouco saiba
bem. Aprenda, principalmente, a distinguir o real do aparente. Não vos deixeis
apegar às palavras, às expressões por mais belas que pareçam; esforce-vos
sempre para discernir aquilo que é inexplicável, intraduzível, a Idéia
Princípio, o fundo, o espírito, sempre mal e imperfeitamente interpretado nas
frases mais buriladas. É desse modo, unicamente por este meio, que afastareis
as trevas do mundo profano e atingireis à clarividência dos Iniciados.”